Educação dos meus filhos – Kika Sato

Eventos

Educação dos meus filhos

By  | 

Oi gente! Tudo bem?

Estou feliz em poder falar com vocês. Gostaria de abordar aqui assuntos de interesse de vocês. Uma pergunta que as pessoas sempre me fazem é sobre como foi a educação dos meus filhos. Como eu os direcionei profissionalmente.
Como mãe e psicóloga, segui as técnicas da teoria comportamental da seguinte forma:

  • aumentar a frequência dos comportamentos adequados de baixa frequência;
  • reforçar os comportamentos adequados através de reforço positivo contingente ao comportamento adequado;
  • ignorar os comportamentos inadequados. Exemplo: birras – saia de perto, ignore para não dar atenção para esse comportamento.

Tudo através de muito dialogo e companheirismo. Nunca usei punição física.
Quando vinham falar sobre profissão, eu dava muita atenção e os orientava. Desde a idade de 6 anos, a Sabrina já falava que ia morar em São Paulo e ia ser artista. A Karina com oito anos já dizia que ia ser empresaria da irmã.
Assim que a Sabrina veio morar em São Paulo, coloquei-a para fazer terapia voltada para orientação vocacional. Tinha preocupação de não dar certo no meio artístico e, como consequência, a frustração. Felizmente deu certo! Eles trabalharam muito para isso. Não foi de forma gratuita.
Na infância, estimulei-as com várias atividades extra curriculares como natação, inglês, balé, ginástica olímpica e piano, e o Karin com a natação, inglês, capoeira e judô.
Quando faziam algo errado (comportamento inadequado), tirava uma atividade que gostavam muito, que era reforçador para eles, como sair com os amigos ou ir em alguma festa. A punição era a retirada de um estímulo reforçador, sempre com o diálogo e a orientação do porque não teria aquele prêmio. Essa técnica comportamental mais o treino em assertividade funcionaram para eles.
No próximo bloco, colocarei para vocês como funciona o comportamento assertivo. Até breve, espero que tenham gostado!

Beijos!

Meus Filhos

Karin Sato

Minha mãe é muito legal, ela sempre enxerga o que há de melhor nas pessoas!!!
Carrega nossa família nas costas e ainda consegue fazer a melhor esfiha do mundo, como ela consegue?
Também não sei de onde ela tira tanta força!!! Como diz meu primo Gabriel, "ela é a mulher mais forte do mundo".
Seria egoísmo de nossa parte não dividirmos ela com vocês, por isso minhas irmãs, que também nao são fraquinhas estão ajudando a dona Kika a construir um espaço que será sucesso!!!
Parabéns mamãe e muita sorte no seu blog!!!
Te amo

Sabrina Sato

Mãe que benção inexplicável ser sua filha. Tanto amor, atenção, conversas, gargalhadas compartilhadas, carinho em tudo que você faz por nós.
Sei o tanto de coisas que abriu mão e sempre nos colocou como prioridade em sua vida. Este amor desmedido me ensinou muito. Você me educa e me dá segurança até hoje.
Preciso de você, preciso do seu colo. É tão importante saber que posso te ligar a qualquer momento, que serei atendida com aquela animação.
Mesmo que você tenha trabalhado quase vinte e quatro horas, não dormido a noite e muitas vezes passado o dia sem ter tempo de almoçar. Você para tudo e me escuta, me aconselha, me ouve...
Obrigada por tudo que faz por nós. Você merece realizar todos seus sonhos e sei que o blog pra você é um desafio. Pois esta te trazendo pra uma nova fase, junto com ele vem muitas coisas novas e sempre em frente...
Te amo pra sempre ❤❤❤

Karina Sato

Mãe, fico muito feliz em ver você se realizar, se reinventar, nos dar este exemplo de força e alegria.
Ha muitos anos você nos dizia que tinha vontade de ter um blog pra contar seu ponto de vista sobre a familia, o cotidiano de mãe, avó, empresária, cozinheira de "mão cheia" e sua visão de psicologa sobre estes assuntos.
No seu tempo, você realizou mais este sonho. Obrigada por ser esta mãe tão especial. Parabéns por mais esta conquista.
Adorei saber que poderei encontrar todas suas receitas gostosas aqui ❤❤❤

renato