A Força dos Hábitos – Kika Sato

Eventos

A Força dos Hábitos

By  | 

No nosso cotidiano, muitas vezes nem percebemos o quão importante são os hábitos e o quanto nos influenciam.

Eles são muito úteis para nossa vida e até mesmo para a evolução da humanidade. O cérebro precisa economizar energia para investir no que é mais importante, e por isso os hábitos são criados.

O grande problema e que ele não sabe diferenciar os hábitos bons dos ruins. A mesma força que ajuda a empurrar a raça humana para a frente restringe milhões de pessoas em todo planeta a uma qualidade de vida deficiente. Os hábitos têm tanta força que ignoram a rejeição social, o bom senso e as pessoas que mais amamos.

O Instituto Nacional sobre o Alcoolismo nos USA conduziu um experimento em que camundongos foram condicionados a apertar uma alavanca para receber comida. Depois que o hábito se instalou os cientistas trocaram o alimento saudável por um envenenado e eletrificaram o caminho até a comida. Mesmo passando mal e levando choque, os camundongos insistiam em comer.

A maioria das pessoas estão presas aos hábitos alimentares, físicos, financeiros e emocionais. Os hábitos são importantes pilares na construção do nosso comportamento, e nós somos o resultado do nosso comportamento constante. Os hábitos derivam de fatores ambientais, religiosos, educacionais, antropológicos, históricos, entre outros.

Os hábitos individuais sofrem bastante influência dos coletivos. Com o passar do tempo, as atitudes individuais vão se adaptando as regras dos hábitos coletivos, que podem ser grandes aliados ou grandes inimigos de instituições, empresas, escolas e até mesmo países.

Um exemplo de mudança de cultura bem sucedida e o uso do cinto de segurança nos veículos. Ate 1990 ele não era utilizado pela maioria da população. Diziam que não pegaria, mas hoje 80% dos brasileiros tem o hábito de usar. A pessoa senta no banco da frente e automaticamente põe o cinto, sem pensar.

A forma mais eficiente de construir o futuro de uma nação é ensinar os hábitos certos a seu povo, principalmente por meio de seu sistema educacional.

E para mudar os hábitos?

Precisa ter um autoconhecimento para conseguir mudanças duradouras e sustentáveis na vida. Temos que identificar nossos pontos fortes, nossos pontos de desafios e nossos pontos cegos. Durante a jornada por autoconhecimento, você vai descobrir que tem um grande potencial dentro de si, além de outras informações incríveis que o auxiliarão a mudar suas auto crenças e libertar toda a sua capacidade.

Há 3 tipos de auto crenças:

  • Limitantes: elas nos impedem de realizar nossos sonhos e mudar nosso padrão comportamental; fazem com que achemos que somos incapazes e que os outros são melhores que nos.
  • As neutras não ajudam, nem atrapalham.
  • Estimulantes: podem ser usadas em nosso benefício. Nos auxiliam nos momentos de dor, angustia e dificuldade. Fazem acreditar em nós mesmos. Elas nos erguem quando parece que tudo está contra nos.

O ambiente em que fomos criados é um dos mais importantes centros formadores das nossas crenças.  Se você cresceu e viveu em um ambiente saudável, e bem mais fácil ter crenças estimulantes, e o contrário também é verdade.

Viver em uma família com crenças estimulantes pode nos ajudar muito, mas não devemos ser deterministas, nossas crenças não são formadas a partir de um único lugar ou de uma única pessoa. Mesmo os que nasceram e viveram em um ambiente de crenças limitadoras conseguem muda-las utilizando os outros centros de formação de crenças. Se isso acontecer com você, busque outro centro e trabalhe pelas crenças estimulantes. Não espere que outros o façam por você.

Meus Filhos

Karin Sato

Minha mãe é muito legal, ela sempre enxerga o que há de melhor nas pessoas!!!
Carrega nossa família nas costas e ainda consegue fazer a melhor esfiha do mundo, como ela consegue?
Também não sei de onde ela tira tanta força!!! Como diz meu primo Gabriel, "ela é a mulher mais forte do mundo".
Seria egoísmo de nossa parte não dividirmos ela com vocês, por isso minhas irmãs, que também nao são fraquinhas estão ajudando a dona Kika a construir um espaço que será sucesso!!!
Parabéns mamãe e muita sorte no seu blog!!!
Te amo

Sabrina Sato

Mãe que benção inexplicável ser sua filha. Tanto amor, atenção, conversas, gargalhadas compartilhadas, carinho em tudo que você faz por nós.
Sei o tanto de coisas que abriu mão e sempre nos colocou como prioridade em sua vida. Este amor desmedido me ensinou muito. Você me educa e me dá segurança até hoje.
Preciso de você, preciso do seu colo. É tão importante saber que posso te ligar a qualquer momento, que serei atendida com aquela animação.
Mesmo que você tenha trabalhado quase vinte e quatro horas, não dormido a noite e muitas vezes passado o dia sem ter tempo de almoçar. Você para tudo e me escuta, me aconselha, me ouve...
Obrigada por tudo que faz por nós. Você merece realizar todos seus sonhos e sei que o blog pra você é um desafio. Pois esta te trazendo pra uma nova fase, junto com ele vem muitas coisas novas e sempre em frente...
Te amo pra sempre ❤❤❤

Karina Sato

Mãe, fico muito feliz em ver você se realizar, se reinventar, nos dar este exemplo de força e alegria.
Ha muitos anos você nos dizia que tinha vontade de ter um blog pra contar seu ponto de vista sobre a familia, o cotidiano de mãe, avó, empresária, cozinheira de "mão cheia" e sua visão de psicologa sobre estes assuntos.
No seu tempo, você realizou mais este sonho. Obrigada por ser esta mãe tão especial. Parabéns por mais esta conquista.
Adorei saber que poderei encontrar todas suas receitas gostosas aqui ❤❤❤

renato